Conheça o “Project Origin”, robô de combate do Exército dos EUA

Se você gosta de games ou filmes de guerra, provavelmente já viu algumas “máquinas de destruição”. Hoje iremos falar um pouco sobre o Project Origin, um robô não tripulado que vem sendo testado em diversos terrenos pelo exército americano.

A Origin tem o tamanho aproximado de um carro pequeno, equipado com motor elétrico, quatro eixos e se move sem a presença de um motorista, com o auxílio de um operador remoto e sensores, podendo inclusive se mover sozinho para “waypoints” previamente programados. Além disso, o veículo é equipado com uma metralhadora M240 calibre .50 e um lançador de mísseis Javelin, possibilitando seu uso em diversas situações de reconhecimento e combate.

Project Origin

Quando é necessário mais visão do que os sensores fornecem ao operador, uma câmera pode ser estendida acima da Origin, fornecendo imagens ao vivo do local. Além disso, o robô também comporta um drone que pode ser lançado remotamente para se obter imagens aéreas da região. Não bastasse todas essas funcionalidades, a máquina ainda permite engatar, rebocar e soltar cargas no campo, e um acessório de retroescavadeira permite que o robô crie novos caminhos em situações de combate. Se a operação for marítima, um kit anexo permite que o veículo se torne totalmente anfíbio.

Project Origin

Todd Willert, líder do programa, afirma que “O veículo quase pode ir a qualquer lugar. Nós testamos no deserto, na neve, na selva.” destacando as qualidades de mobilidade do veículo.

Por fim, mas não menos importante, o robô também é equipado com uma máquina de fumaça, que pode cobrir um campo de futebol inteiro em pouco tempo, permitindo que as tropas se beneficiem da falta de visão dos inimigos em um campo de batalha.

Project Origin

Quer saber mais sobre o Projetc Origin? Acesse mais informações em Defesa Aérea & Naval!

Compartilhe: