Conheça 6 linguagens de programação indicadas para robótica

O mercado da robótica segue se desenvolvendo cada vez mais, e o futuro tecnológico visto antes somente em filmes pouco a pouco vai integrando a realidade de todos nós. Hoje, temos máquinas cada vez mais completas e complexas, desempenhando tarefas cada vez com mais detalhes para nos auxiliar em diversos setores.

No entanto, esses robôs não nascem do nada. Muitas vezes, são necessárias algumas equipes para projetar, desenvolver, testar, melhorar e lançar esses robôs para o público. Além disso, a demanda por profissionais qualificados é crescente e muitas vezes é maior do que a quantidade de profissionais disponíveis, o que gera salários altos e empregos muito desejáveis.

Para dar um empurrãozinho em você que deseja entrar nesse setor da indústria, estamos trazendo essa lista de seis linguagens de programação indicadas para o desenvolvimento na robótica criada pelo site TechTimes. Confere aí:

Java

Para alguns, o Java é “aquela marca do cafézinho” ou “aquela lá que tinha os joguinhos de celular”. No entanto, Java é uma linguagem de programação popular, que se destaca por seu importante papel no desenvolvimento de APIs que podem ser incorporadas no desenvolvimento de robôs, ajudando as máquinas a realizar tarefas com processamento de imagens, alterações vocais, e tradução de diversas línguas.

É uma linguagem de programação de sintaxe complexa, o que às vezes afasta alguns desenvolvedores inexperientes, mas se o profissional quer participar da indústria de desenvolvimento de softwares para robôs, ela é uma importante competência.

C/C++

As linguagens C e C++ podem ser ótimas opções para desenvolvimento de softwares para robótica, tendo em vista sua capacidade de comunicação com hardware de baixo nível e suas várias bibliotecas de funções, que permitem que o código se adeque à situações mais complexas e abrindo algumas possibilidades para desenvolvimento.

C#

A linguagem C# também se destaca como uma boa opção para desenvolvimento de softwares para robôs por ser uma das principais linguagens presentes na ferramenta Robotics Developer Studio, da Microsoft. Embora sua última atualização tenha sido há 10 anos atrás, o sistema ainda é bem visto como uma boa opção para desenvolvedores aprenderem o básico dessas máquinas.

Portanto, o C# é recomendado para iniciantes em desenvolvimento para robótica darem seus primeiros passos, “sentindo o terreno” para entender se realmente querem se dedicar à isso.

MATLAB

MATLAB é uma sigla para Matrix Laboratory, uma linguagem de programação que se destaca por uma interface mais amigável, dando uma noção maior aos programadores de tudo que está sendo desenvolvido no código em que todos os aspectos, erros e possíveis problemas são representados por terminologias matemáticas.

Hoje em dia, é uma linguagem muito utilizada pelas empresas para criar os controladores das máquinas, principalmente em fases de testes e desenvolvimento de protótipos, pois a interface facilita a identificação e correção dos erros.

Python

Python é uma das linguagens de programação mais populares atualmente, sendo utilizada para diversas finalidades. Pois bem, a linguagem Python também tem sua importância no desenvolvimento para robôs, pois é uma das linguagens-chave para o Robots Operating System (ROS), que é um grupo de aplicações para desenvolvimento de robôs, envolvendo diversas bibliotecas e repositórios de códigos com variadas funções.

Uma vez que o ROS vem se tornando cada vez mais popular e utilizado no desenvolvimento de robôs, dominar uma de suas principais linguagens-chave é uma boa pedida para quem deseja adentrar esse cenário.

LISP

Para os adeptos da filosofia de que “panela velha é que faz comida boa”, a LISP é uma ótima opção. A linguagem foi criada em 1958 sendo uma das primeiras linguagens de programação do mundo. No entanto, ela também é uma das linguagens-chave do Robot Operating System (ROS). Mesmo que para alguns a LISP pareça ultrapassada, a verdade é que ela continua sendo uma boa alternativa para desenvolvimento de softwares para robôs.

Se você já sabe alguma dessas linguagens e precisa de peças para desenvolver, acesse nossa Loja e confira nossos preços!

Compartilhe: