3 coisas que evoluíram na tecnologia e aumentaram as possibilidades das criações

A julgar pelos últimos 30 anos, tivemos inúmeros avanços tecnológicos, muitos que inclusive já foram ultrapassados e esquecidos. Quem não lembra dos disquetes ou fitas, itens muito comuns no dia a dia das pessoas para armazenar dados? Hoje em dia, há quem diga que CD já é coisa do passado também. Decidimos olhar hoje para 3 tecnologias não muito novas, mas que não foram abandonadas, e sim evoluíram ao longo do tempo, se tornando extremamente presentes no nosso cotidiano e aumentando nossas possibilidades até mesmo de criação.

Bluetooth

Qualquer pessoa nascida antes do ano 2000 experienciou a evolução da tecnologia bluetooth, e provavelmente vai se lembrar da luta que era conectar certos aparelhos e principalmente mantê-los conectados. Hoje em dia é possível utilizar equipamentos bluetooth de maneira casual, com facilidade de conexão e na maioria das vezes, uma conexão estável e que se mantém em uma distância razoável entre os aparelhos, o que torna possível criar projetos inteligentes sem a necessidade de fios. Mouses, teclados, fones de ouvido e caixas de som são itens tradicionais na vida de muitas pessoas, e a tecnologia wireless vai se tornando cada vez mais comum.

Reconhecimento de Voz

Alguns equipamentos com reconhecimento de voz ainda não funcionam muito bem, podemos concordar nisso. Entretanto, se você forçar a memória vai se lembrar de equipamentos como o IBM Via Voice. Para quem não conhece, o Via Voice era um software utilizado para transcrever textos, mas no final das contas vimos que era quase impossível fazer aquilo funcionar bem. Hoje em dia temos reconhecimento de voz e Inteligências Artificiais presentes no nosso cotidiano e já é parte da vida de algumas pessoas. Siri, Alexa, Google Assistente, executam tarefas interessantes e podem ser vinculadas com tarefas ainda mais legais, como os famosos projetos de “casa inteligente”. Hoje, você pode apagar sua lâmpada só pedindo gentilmente, sem precisar nem levantar do sofá.

GPS

Quantos aparelhos ou sistemas de GPS você já tentou usar no seu carro e acabou se perdendo, já que esses aparelhos eventualmente “se perdiam” no meio da estrada? Por um certo tempo, a tecnologia do GPS era desprezada, e alguns motoristas ainda preferiam se guiar pela segurança de um mapa. Hoje, na palma da sua mão, você já tem um GPS potente o suficiente para compreender em que faixa da pista você está dirigindo, te ajudando a chegar da maneira mais rápida ou simples até algum lugar. É verdade que como as outras tecnologias já citadas aqui, existem falhas, mas não dá pra desconsiderar o grande avanço que tiveram até os dias de hoje.

BÔNUS – Celular

Eu planejei fazer esse post com apenas 3 itens, mas você já parou pra observar que o seu celular carrega versões incrivelmente competentes de todas essas tecnologias? Hoje em dia carregamos um computador completo no bolso, e com direito a toutch screen! Fica a reflexão pra você que é criador: qualquer coisa que você criar com essas 3 tecnologias, podem ser controladas na palma da sua mão com um aparelho que você provavelmente já tem. Quando foi que você imaginou isso?

Que tal desenvolver um projeto com alguma dessas tecnologias? Dá uma olhada na nossa Loja, entregamos na sua casa!

Compartilhe: